Já aqui falámos sobre quanto tempo dura o queijo no frigorífico consoante a sua dureza. A verdade é que congelar este alimento pode ser uma alternativa a tê-lo durante longos períodos no frigorífico. Mas atenção, deve fazê-lo da melhor forma para que o queijo continue comestível quando o retirar do congelador.

Antes de o congelar, corte o queijo em pequenas porções e enrole-o bem em papel aderente. Depois, para evitar que o lacticínio entre diretamente em contacto com o gelo ou que o sabor se misture com o de outros alimentos, coloque-o dentro de um saco de plástico.

Quando o quiser descongelar, retire o queijo do congelador e deixe-o durante 24 a 48 horas no frigorífico antes de o consumir. É normal que repare numa mudança na textura original do queijo, mas certamente continuará saboroso. Ainda assim, o mais aconselhável é que utilize o queijo previamente congelado para cozinhar (espreite as nossas sugestões).

Não é recomendado que mantenha o queijo no congelador durante mais de seis meses, sendo este o limite de tempo máximo. Para além disso, a aplicação desta técnica dependerá, tal como no caso do frigorífico, da dureza do queijo. Os queijos mais rijos (como o queijo curado) serão mais fáceis de conservar, ao passo que, no caso dos mais “cremes” (como o queijo fresco), o melhor é não o colocar no congelador.

Fonte: Notícias ao Minuto / Pure WoW